ATIVIDADE 3
- AEE - PS 2ª SEMANA
ISRAEL
BARBOSA MARTINS
As subjacências
das tendências para PS
As três
tendências que inserem as pessoas com surdez, ora nas escolas comuns, ora nas
escolas de classes especiais, ou até nas especiais para surdos. Abre uma grande
discussão entre os tendencistas, que apenas defendem seu modo de pensar.
Entretanto, não querem agir em prol dos verdadeiros protagonistas da
comunicação, que são as pessoas com surdez. Os métodos aplicados muitas vezes
não importam para as PS, mas, as formas e práticas de como estão sendo
desenvolvidas nas escolas, sejam elas, normais, especiais ou de surdos. Destas
tendências, algumas negam a língua natural das pessoas com surdez, e levam a
perdas em vários aspectos na aprendizagem destes.
A abordagem bilíngue é uma que visa
capacitar as PS para a utilização de duas línguas em seu cotidiano escolar, e
em sua vida social, usando a língua de sinais e da comunidade ouvinte. Mas,
junto a essa abordagem, vêm alguns problemas, há falta de publicações sobre o bilinguismo,
com isso, há ausência de professores bilíngues, e ainda temos currículos inadequados
e os ambientes bilíngues são quase inexistentes. No entanto, essas propostas
começam a estruturar-se a partir do decreto 5626/05 regulamentando a lei de
Libras. Esta ação reguladora também define a Libras como a primeira língua e a
língua portuguesa sendo a segunda para o ensino das PS. Outro ponto
interessante, é que as escolas especiais se tornam segregadora e isolante para
as pessoas com surdez, tornando assim, excluídas de um convívio natural com as
ouvintes. Contudo, ainda existem outros entraves que fortalece cada vez mais
estes preconceitos relacionados a todas as pessoas com deficiências. Os Professores
que não procuram modificar suas práticas pedagógicas contribuem ainda mais com
esta exclusão.
Finalizando, as práticas pedagógicas
constituem o maior dos problemas no ensino das pessoas com surdez. É necessário
que todos os profissionais da educação façam uma ação-reflexão-ação acerca
deste tema visando uma inclusão de verdade, e a favor de novas práticas
educacionais nas escolas brasileiras, independente de quais sejam elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário