sexta-feira, 4 de abril de 2014

ATIVIDADE 3 - AEE PS

ATIVIDADE 3 -  AEE - PS  2ª SEMANA
ISRAEL BARBOSA MARTINS

                                 
                                As subjacências das tendências para PS

      As três tendências que inserem as pessoas com surdez, ora nas escolas comuns, ora nas escolas de classes especiais, ou até nas especiais para surdos. Abre uma grande discussão entre os tendencistas, que apenas defendem seu modo de pensar. Entretanto, não querem agir em prol dos verdadeiros protagonistas da comunicação, que são as pessoas com surdez. Os métodos aplicados muitas vezes não importam para as PS, mas, as formas e práticas de como estão sendo desenvolvidas nas escolas, sejam elas, normais, especiais ou de surdos. Destas tendências, algumas negam a língua natural das pessoas com surdez, e levam a perdas em vários aspectos na aprendizagem destes.
               A abordagem bilíngue é uma que visa capacitar as PS para a utilização de duas línguas em seu cotidiano escolar, e em sua vida social, usando a língua de sinais e da comunidade ouvinte. Mas, junto a essa abordagem, vêm alguns problemas, há falta de publicações sobre o bilinguismo, com isso, há ausência de professores bilíngues, e ainda temos currículos inadequados e os ambientes bilíngues são quase inexistentes. No entanto, essas propostas começam a estruturar-se a partir do decreto 5626/05 regulamentando a lei de Libras. Esta ação reguladora também define a Libras como a primeira língua e a língua portuguesa sendo a segunda para o ensino das PS. Outro ponto interessante, é que as escolas especiais se tornam segregadora e isolante para as pessoas com surdez, tornando assim, excluídas de um convívio natural com as ouvintes. Contudo, ainda existem outros entraves que fortalece cada vez mais estes preconceitos relacionados a todas as pessoas com deficiências. Os Professores que não procuram modificar suas práticas pedagógicas contribuem ainda mais com esta exclusão.

             Finalizando, as práticas pedagógicas constituem o maior dos problemas no ensino das pessoas com surdez. É necessário que todos os profissionais da educação façam uma ação-reflexão-ação acerca deste tema visando uma inclusão de verdade, e a favor de novas práticas educacionais nas escolas brasileiras, independente de quais sejam elas.

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