quinta-feira, 10 de abril de 2014

INFORMATIVO DMU E SURDOCEGUEIRA

 AEE - DMU
ATIVIDADE 2 – BLOGC
2ª SEMANA
ISRAEL BARBOSA MARTINS

A Surdocegueira é única, requer uma abordagem específica para favorecer ao surdocego e a um sistema para dar-lhe suporte. ( Mclnnes, 1999)
Deficiências Múltiplas são aquelas que têm mais de uma deficiência associada. Com condições heterogêneas identificando grupos de pessoas, revelando nestas associações diversas de deficiências que afetam tanto os seus relacionamentos individuais como sociais.                         (MEC/SEESP, 2002)
A grande diferença pressuponho entre surdocegos e deficientes múltiplos possa ser no que se trata da questão da comunicação. Ou, na maneira de se estabelecer diálogo comunicativo entre mediador e a pessoa com deficiência. A surdocegueira é única, segundo Mclnnes,1999. Porém, o mesmo autor coloca que esta deficiência possui outras associadas, como: físicas e intelectuais. Dependendo da idade da pessoa o surgimento desta deficiência pode ocorrer durante o seu processo de vida, sendo assim, a comunicação poderá ser classificada como pré ou pró-linguística.
Lagati (1995,P306), afirma que a surdocegueira é uma condição que apresenta outras dificuldades além daquelas causadas pela cegueira e pela surdez. Pressuponho que aí se encontra a grande diferenciação entre DMU e SURDOCEGUEIRA. O grupo que compõe DMU constituem-se com características específicas e peculiares, e com necessidades únicas. Nisto, faz-se necessário prestar atenção a dois aspectos importantes que são: a comunicação e o posicionamento. Tais aspectos podem ser considerados como as grandes necessidades básicas tanto para DMU como para SURDOCEGUEIRA.

Na comunicação entre estas pessoas devemos respeitar as suas individualidades e também a sua dignidade. A pessoa que estabelece esta comunicação é o Mediador entre ele e o Meio. Assim, constrói-se códigos comunicativos entre deficiente e o receptor. Tendo a responsabilidade de ampliar o conhecimento do mundo ao redor dessa pessoa lhe proporcionando autonomia e independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário